top of page

Na primeira temporada da Rádio Terceiro Andar, a proposta foi a de criar quatro programas temáticos, de meia hora cada um, sobre temas que afetam o cotidiano dos alunos, e um programa sobre o trabalho experimental realizado ao longo do semestre.

 

Cada programa é composto por uma apresentação do tema, algumas reportagens, uma roda de conversa, a declamação de uma poesia, uma crônica, uma coluna de opinião, uma crítica e um povo fala. Além das criações radiofônicas, também foram criados memes, textos, fotos e vídeos para as mídias sociais.

Os áudios foram hospedados por meio do MixCloud. Também compartilhamos nossas produções em duas mídias sociais: Facebook e Twitter. Para as postagens nessas plataformas, usamos peças gráficas, memes e textos para promover cada um dos programas.

  • No primeiro programa, a proposta da rádio foi apresentada e o tema foi “percursos profissionais e carreiras”. O principal assunto são as escolhas feitas ao longo do caminho: focar em mercado ou academia? Empresa júnior ou projeto de extensão? Por fim, não poderia ficar de fora o temido momento pós-formatura.

  • A discussão do segundo programa é sobre o estrangeiro, as vivências de quem vem de fora, seja da cidade, do estado ou até mesmo do país, para fazer parte da comunidade acadêmica da UFMG. Conversamos tanto com estudantes quanto professores que decidiram fazer da Federal de Minas a sua alma, enquanto debatíamos afinal, o que é ser estrangeiro?

  • A Fafich é famosa pelos seus grafites e isso não poderia passar batido. Por isso, tratamos no terceiro programa das artes na Faculdade de Ciências Humanas. Descobrimos que o prédio também é lugar de dança, música, teatro e humor.

  • Para o quarto programa, revelamos um pouco dos bastidores da Fafich. Demos voz a quem trabalha para fazer o prédio funcionar: os técnicos administrativos, os (as) faxineiros (as), os (as) seguranças e o próprio diretor da faculdade. Também não podíamos deixar de fora os depoimentos dos estudantes, que pedem socorro para esses trabalhadores na hora da necessidade.

  • A experiência de produzir um programa de rádio foi uma novidade para a maioria dos alunos das disciplinas de Radiojornalismo e Mídias Digitais e Estudos de Radiojornalismo do primeiro semestre de 2017. Mesmo entre quem já tinha alguma experiência, houve possibilidade para experimentação. Você confere os nossos relatos no quinto programa.

1ª TEMPORADA

bottom of page