top of page

NOTÍCIAS

A partir da próxima semana, até o dia 6 de setembro, um programa diferente da primeira temporada da Rádio Terceiro Andar será transmitido na estação da UFMG Educativa, toda quarta-feira, às 23h. Ao todo, serão veiculados 5 programas com temáticas que abordam os percursos profissionais e carreiras, os estrangeiros da Fafich, o cenário artístico do prédio e os funcionários e as  experiências durante a realização do projeto.

 

A primeira temporada da webrádio é composta de rodas de conversa, poesia, críticas, crônicas e opiniões. Além da transmissão na 104, 5 FM, os programas estão acessíveis na plataforma do mixcloud (www.mixcloud.com/radioterceiroandar). 

Foto: Da esquerda para a direita: Luíza Glória, Sônia Pessoa, Karla Scarmigliat (estagiária da Rádio Terceiro Andar).  

A Rádio Terceiro Andar acaba de ganhar mais um parceiro importante. O dia a dia do 'coração da Fafich' agora será veiculado, também, na Rádio UFMG Educativa, a 104,5 FM, além dos canais on-line da webrádio. A parceria entre as rádios foi firmada nessa quinta-feira (3/8), durante reunião realizada entre a idealizadora e coordenadora do projeto, Sônia Pessoa, professora do departamento de Comunicação Social da UFMG, e a coordenadora de produção da Rádio UFMG Educativa, Luíza Glória.

 

Com a parceria, a Rádio UFMG Educativa passará a veicular os programas produzidos pelos alunos durante as disciplinas de Estudos de Radiojornalismo e Radiojornalismo e Mídias Digitais.

Rádio Terceiro Andar firma parceria

com a Rádio UFMG Educativa

A Rádio Terceiro Andar recebeu nesta terça-feira (8/8) a visita ilustre da professora do curso de jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Hila Rodrigues, que conheceu o estúdio de rádio da Fafich, local onde os programas da Rádio Terceiro Andar são produzidos e gravados. 

A professora Hila atua em diversas áreas da Comunicação Social, entre elas, a de Radiojornalismo. Ela também realiza pós-doutorado no Departamento de Ciência Política da UFMG.As entrevistas para a pesquisa de pós-doc da professora serão gravadas no estúdio da Rádio Terceiro Andar. 

 

Perfil dos repórteres da 2ª temporada 

Conheça alguns repórteres da 2ª temporada da Rádio Terceiro Andar que vão produzir conteúdos diversificados para a programação do projeto. 

 

Eles participam da disciplina de Rádio e Mídias Digitais, ministrada pela professora Sônia Pessoa, no curso de Comunicação Social da UFMG.

Perfil alunos - 2ª temporada
00:00 / 00:00

Nivaldo Júnior é um dos integrantes da equipe da Rádio Terceiro Andar. 

Rádio recebe vista ilustre de professora da UFOP

Karla Scarmigliat (estagiária da Rádio Terceiro Andar), Sônia Pessoa (professora da UFMG e coordenadora da Rádio) e Hila Rodrigues.

Rádio Terceiro Andar apoia estudantes em projetos de comunicação 

A Rádio Terceiro Andar estimula os alunos da Comunicação Social da UFMG a desenvolverem projetos de rádio autorais ou vinculados às disciplinas ofertadas na graduação. A Rádio Estudantil é um exemplo do apoio oferecido pela Rádio Terceiro Andar. 

 

A webrádio Estudantil foi idealizada pelo aluno João Pedro Viegas, que cursou a disciplina de Rádio e Mídias Digitais, ministrada pela professora do curso de Comunicação Social da UFMG, Sônia Pessoa, coordenadora e idealizadora da Rádio Terceiro Andar. 

Com o apoio da Rádio Terceiro Andar, todas as segundas e quintas-feiras, os alunos que integram a Rádio Estudantil transmitem programa sobre esportes, 

 

 

ao vivo, do estúdio de Rádio da Fafich, na UFMG. 

O Estudantil Esporte Clube vai ao ar das 11h às 12h. Outras parcerias envolvem a criação de colunas e crônicas relacionadas com os trabalhos de conclusão de curso dos alunos para serem veiculadas na programação da Rádio Terceiro Andar. 

 

 

Ouvir e dar voz as pessoas que são diretamente afetadas pela polêmica liminar da “cura gay”, que permite tratar pessoas LGBTs como doentes. Esse é o objetivo da Rádio Terceiro Andar, que preparou programa especial para falar sobre o tema. Na próxima quarta-feira, 27 de setembro, será possível acompanhar depoimentos de pessoas da comunidade LGBT da UFMG sobre o que acham e como se sentem com a decisão judicial.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou, em 17 de maio de 1990, a homossexualidade da lista internacional de doenças. Desde então, a data é celebrada como o Dia Internacional Contra a Homofobia. No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia estabeleceu, nove anos depois, normas éticas para a atuação dos profissionais da área que os impedem de patologizar a orientação sexual e oferecer ou incentivar qualquer tipo de tratamento.

 

É para mostrar como retomada de uma discussão que já havia sido encerrada afeta a comunidade LGBT, que a Rádio Terceiro Andar foi atrás dos principais implicados no assunto. Essa produção vai ao ar às 10h30, durante o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, a 104,5 FM. Haverá também bate-papo e comentários dos repórteres sobre o tema.

 

O programa é o segundo desta temporada da Rádio Terceiro Andar e foi produzido por alunos da disciplina de Rádio e Mídias Digitais, do curso de Comunicação Social da UFMG, sob coordenação da professora Sônia Pessoa.

 

A Rádio Terceiro Andar está acessível online. Mais informações podem ser obtidas no Twitter, no Facebook e no página do projeto. 

Como a comunidade LGBT da UFMG vê a “cura gay” é tema do novo programa da Rádio Terceiro Andar

#PraCegoVer Logo da Rádio Terceiro Andar, com as cores da bandeira LGBT no fundo. Dentro do círculo, a logo da Rádio, constituída de uma moldura retangular branca, o desenho de um microfone e, dentro dele, o numeral três com o símbolo de sinal de internet.

#PraCegoVer Logo da Rádio Terceiro Andar, com as cores da bandeira LGBT no fundo. Dentro do círculo, a logo da Rádio, constituída de uma moldura retangular branca, o desenho de um microfone e, dentro dele, o numeral três com o símbolo de sinal de internet.

Rádio Terceiro Andar apoia estudantes em projetos de comunicação 

Héloise Brebant, estudante belga, integra a equipe da Rádio.

A RádioTerceiro Andar tem como marca registrada a diversidade de vozes. Isso porque estudantes de diferentes cursos e regiões do país participam como repórteres ou entrevistados. Mas nesta temporada, uma voz que veio de longe, com o charme do sotaque internacional, será ouvida. 

Como a sociedade percebe os diferentes? Por que ainda há tanto preconceito com as pessoas com deficiências? Foi na busca por respostas a esses questionamentos que nasceu o blog Tudo Bem Ser Diferente. Idealizado pela professora do curso de Comunicação Social da UFMG, Sônia Pessoa, a página é um espaço para o compartilhamento de experiências e informações sobre educação inclusiva. Agora, o Tudo bem Ser Diferente volta com cara nova na coluna da Rádio Terceiro Andar - webrádio feita por alunos de graduação da UFMG - e vinculada ao  Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades.


Novos parceiros se somaram a essa empreitada corajosa e necessária: falar sobre a deficiência no cotidiano. Para dar prosseguimento ao blog, a voz que será ouvida na coluna da Rádio Terceiro Andar é a do aluno de Comunicação Social da UFMG e futuro jornalista, Paulo Madrid, que fala com a propriedade de quem vivencia a paralisia cerebral no cotidiano. Mas essa é uma informação que, para o Paulo, vem por último. Ele se descreve como apaixonado por futebol e pela Espanha, "com tendência workaholic, mas sem nunca dispensar uma cerveja artesanal e uma boa resenha", completa. A diversidade física, termo que ele diz pegar emprestado de Jairo Marques, viria por último para "respeitar um dos princípios básicos do jornalismo, no qual a notícia evolui do mais relevante para o menos importante", explica.

 

A retomada do Tudo bem ser Diferente atende à demanda por informações, que não cessou mesmo quando o blog não era constantemente movimentado. “As pessoas continuavam a me escrever comentando as publicações que estão lá e que foram postadas há mais tempo. Por isso, o sociólogo Carlos Jota Guedes, vinculado ao Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades, assumiu a edição do blog, retomando as postagens semanais, e Paulo Madrid assumiu a coluna na rádio”, informa a professora Sônia Pessoa. 

Coluna "Tudo Bem Ser Diferente' aborda dores e desafios de uma paralisia cerebral

Equipe da Rádio Terceiro Andar é internacional

A voz é da intercambista Héloise Brebant (foto). Ela é de Bruxelas, capital belga, onde estuda Comunicação Social no l'Institut des Hautes Études des Communications Sociales (IHECS).

 

Héloise Brebant está no Brasil desde julho deste ano e permanecerá por um semestre no curso de Comunicação Social da UFMG. Desejamos sucesso a integrante da nossa nova equipe, que se tornou agora internacional!

bottom of page